fbpx
Home Noticias Inventários Judiciais ou Extrajudiciais?

Inventários Judiciais ou Extrajudiciais?

Inventário judicial
Opção é obrigatória quando há herdeiro incapaz, menores de idade ou testamento. Além disso, é a opção disponível para quando os herdeiros julgam necessário litigar (brigar) a respeito de certa demanda.

Vantagens
Solução dos conflitos por meio de um juiz, Proteção aos interesses dos herdeiros menores e incapazes, Resolução de questionamentos e pontos divergentes.

Desvantagens

Tempo de duração:
Longo, possibilitando a apresentação de recursos e manifestações.

Custos:
São maiores, devido ao tempo de duração do processo e a incidência de taxas relativas a diligências realizadas pelo Poder Judiciário.

Inventário Extrajudicial
Opção mais rápida e amigável, também menos custosa. Todos os herdeiros devem ser maiores de 18 anos e capazes, tem que existir acordo entre todos os herdeiros sobre a divisão dos bens deixados pelo falecido e não existir testamento.

Vantagens
Agilidade no processo: já que existe um acordo prévio entre os integrantes da partilha, advogado e tabelião poderão analisar os documentos necessários para o inventário com mais facilidade e não será preciso discutir muitas questões. Tempo: a finalização do processo costuma demorar entre alguns meses, dificilmente chegando a um ano.

Custos:
Os custos são menores devido ao tempo reduzido de sua duração, bem como por não haver diligências, questionamentos e audiências, comuns nos inventários judiciais.

Local:
Os herdeiros podem escolher em qual cartório desejam dar entrada no inventário

Nós trabalhamos de forma efetiva no comprometimento em solucionar casos jurídicos.
Entre em contato e receba o auxílio que atende à sua necessidade.

Share:

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *